sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A nacionalidade de Dimitri

Afinal, Dimitri era espanhol, francês ou brasileiro? Os três. Embora tenha nascido na Espanha, ele tinha também nacionalidade francesa, por ser filho de um francês. Além disso, naturalizou-se brasileiro. E esse fato é comprovado: conseguimos cópia integral do processo de naturalização no Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. O título de cidadão brasileiro foi concedido a Dimitri no dia 15 de fevereiro de 1916, pelo Ministério da Justiça.

Dimitri nasceu na Espanha em 1882, no período em que seu pai teve negócios por lá, mas veio para o Brasil ainda muito jovem, com cerca de 15 anos de idade. Ficou no Brasil por 18 anos, onde se casou com uma brasileira de Campinas, filha de franceses, com quem teve três filhos, todos nascidos no Brasil.

Dimitri tinha forte ligação com a França, terra do seu pai, falava português com sotaque francês e foi na França que passou os 27 últimos anos de sua vida. Todos os jornais brasileiros da época do voo, no início do século 20, referiam-se a Dimitri como francês. Por outro lado, na França ele era considerado brasileiro.

Uma curiosidade é que, de acordo com sua certidão de nascimento, cuja cópia nos foi enviada por Alain Cerf, autor do livro "Dimitri Sensaud de Lavaud - Um ingénieur extrodinaire" (Um engenheiro extraordinário), ele foi registrado com o nome de Mariano Demetrio Sensaud Bogdanoff, em homenagem ao seu avô materno, que era russo, como sua mãe. Veja o detalhe da certidão abaixo.


Mais tarde, adotou o nome Dimitri Sensaud de Lavaud, que aparece em sua certidão de casamento e em todos os documentos posteriores. Abaixo, um detalhe da certidão de casamento, que obtivemos no cartório onde ele se casou, em São Paulo.




Assim, embora Dimitri fosse espanhol de nascimento, as duas nacionalidades que abraçou durante a vida foram a francesa e a brasileira. Pelo mesmo motivo que não nos referimos a Carmen Miranda como uma atriz portuguesa (ela nasceu em Portugal), nem a Clarice Lispector como uma escritora ucraniana (ela nasceu na Ucrânia), tampouco nos referimos a Dimitri como espanhol. Ele era francês. E brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário