quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Foto de Dimitri em pleno voo

Durante as nossas pesquisas para o livro "1910 - O Primeiro Voo do Brasil", encontramos uma foto de um suposto voo de Dimitri em Osasco. Essa foto foi publicada em vários jornais de Osasco, mas nenhum deles apontava a origem da imagem.

Muitos diziam que a foto era uma fraude. Eu nem queria incluir a imagem no livro, mas o editor achou que seria interessante publicar, com a ressalva de que não tinha sido possível confirmar sua autenticidade. Então, lá está ela, na página 97.

Pois bem, descobri que a foto não é fraude. Ela foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo em 1911, no dia em que Dimitri iria fazer seu último voo público, no Parque Antárctica. Na época da pesquisa, entre 2006 e 2010, era difícil acessar as edições antigas do jornal, mas agora estão todas digitalizadas e disponíveis na internet.

Na página 3 da edição de 19/02/1911, o jornal O Estado de S. Paulo publicou duas fotos: uma de Dimitri e outra de um aeroplano em pleno voo. É exatamente esta a foto que está em nosso livro.  Esse avião não é o São Paulo, construído por Dimitri, mas um Blériot comprado por ele de um piloto italiano, Giulio Piccolo, que se acidentou com o aeroplano e morreu, no final de 1910, em São Paulo (conforme contamos no livro, nas páginas 96-99). Além das fotos, há apenas o título "A aviação em S. Paulo" e as legendas: “Um voo de Sensaud em Osasco. O aviador Sensaud, que hoje voará no Parque Antárctica”.

Para ver esta edição do jornal, é só acessar o site do Acervo Estadão.

Jornal O Estado de S. Paulo de 19/02/1911: única foto de Dimitri em pleno voo encontrada em nossas pesquisas

Nenhum comentário:

Postar um comentário