terça-feira, 20 de julho de 2010

Museu de Osasco

Algo que temos esquecido de mencionar nas entrevistas é que o casarão onde a família Sensaud de Lavaud residiu em Osasco, por vários anos, ainda existe e é a sede do Museu de Osasco, cujo nome oficial é Museu Dimitri Sensaud de Lavaud. Foi ao lado do chalé que ele montou o avião e o guardou num pequeno hangar, e foi da frente desse chalé, construído no século XIX, que Dimitri decolou, no primeiro voo da América Latina, no dia 7 de janeiro de 1910.


Esta foto, do final dos anos 1970, pertence ao acervo do Museu Dimitri Sensaud de Lavaud



O pesquisador osasquense José Luiz Alves de Oliveira, que colaborou muito com o projeto do livro, tem uma grande coleção de fotos antigas de Osasco e nos enviou algumas imagens noturnas do museu. As fotos são da década de 1980.








Esta foto aérea, também enviada por José Luiz, foi tirada em meados da década de 1960. Nela se pode ver, à esquerda, a Vila Militar recém-construída (esse conjunto de casinhas todas iguais) e, à direita, o chalé que se tornaria o Museu de Osasco. Foi nesta vila que passei a infância, a adolescência e uma parte da vida adulta.

Foto aérea mostra a Vila Militar, onde morei, e o telhado do chalé (com as três mansardas)


Hoje, por estar escondido atrás de árvores, só se vê a fachada do museu depois de passar pelo portão de entrada, como na foto acima, tirada por mim

3 comentários:

  1. nossa só com essas coisas aprendi muitas coisa , e com mais um pouquinho de outro site eu tirei 10 OBRIGADO!! BJS

    ResponderExcluir
  2. Olá Susana, essas fotos são suas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo. Apenas a última, colorida, foi tirada por mim. As outras pertencem ao Museu de Osasco e ao pesquisador José Luiz Alves de Oliveira, que me enviou para publicação no blog. Um abraço.

      Excluir