quinta-feira, 22 de julho de 2010

Lourenço Pellegatti

O primeiro voo do Brasil foi amplamente divulgado na imprensa da época, em 1910. Com os anos, infelizmente, a história caiu no esquecimento.

Em raras ocasiões, durante o século XX, essa história foi resgatada pela imprensa. Uma delas foi por iniciativa da professora e jornalista de Osasco Risomar Fasanaro, que, com o jornalista José Pessoa, escreveu uma matéria para a revista Realidade, da editora Abril (a revista circulou entre 1966 e 1976).

A reportagem, de três páginas, foi publicada na edição de dezembro de 1973.

Capa da revista e a primeira página da reportagem: exemplar foi adquirido em um sebo, pela internet

Na preparação para a reportagem, Risomar e João Pessoa entrevistaram pessoalmente o filho de Dimitri, Robert Sensaud de Lavaud, e o mecânico que auxiliou Dimitri na construção do avião, Lourenço Pellegatti, que morreria em 1976, três anos após a publicação da matéria. Pellegatti tinha apenas 18 anos em 1909, quando Dimitri começou a construir o aeroplano.

Risomar Fasanaro (à esq., fazendo anotações) entrevista Lourenço Pellegatti (ao lado da esposa), principal colaborador de Dimitri na construção do aeroplano "São Paulo"


Para nosso livro, entrevistamos o filho de Lourenço, Laerte Pellegatti, que nos forneceu novas informações sobre seu pai e sua participação na construção do aeroplano. No vídeo abaixo, Laerte Pellegatti fala à Câmara Municipal de Osasco sobre o assunto.

Um comentário:

  1. Pra nós que fazemos parte dessa família, ver as histórias que ouvi meu avô (Luciano Pellegatti, filho de Lourenço e irmão de Laerte) contar durante minha infância imortalizadas nas páginas de um livro, é realmente muito emocionante.
    Hoje, 100 anos depois, eu, bisneta de Lourenço, trabalho com aviões, algo que talvez não fosse possível se não fosse o esforço e genialidade desses homens que deram tanto de si para realizar um sonho.
    Gostaria de, além de parabenizá-la pelo livro, agradecê-la por contar essa história que é tão conhecida e querida por nós.
    Um grande abraço,
    Bianca Lemonica

    ResponderExcluir